Monday, April 17, 2006

Dissertação, por Amanda

Dissertação: relacionar o texto "O problema da leitura e a leitura dos problemas" com a teoria de leitura de Paulo Freire.


LEITURA: UMA TAREFA COMPLEXA

A leitura é mais do que uma mera decodificação de caracteres. O ato de ler compreende essa decodoficação, mas também uma meditação sobre o que está escrito e, sobretudo, sobre o que não está.

A teoria de leitura de Paulo Freire nos diz que, para ler, escrever ou educar, é necessário muito além de palavras. Porque ler, escrever e educar são ações praticadas por ou em pessoas racionais, vivas, cheias de sentimentos e impressões sobre seu mundo. A leitura, nesses processos, deve deixar aflorar nosso lado mais filosófico, irracional, sentimental, porque só assim teremos uma leitura plena, poderemos inseri-la no nosso cotidiano.

Já o texto "O Problema da Leitura e a Leitura dos Problemas", de Gabriel Perissé, faz o raciocínio inverso, ainda que se baseie no mesmo propósito: explicitar a necessidade de não separar os livros do indivíduo, pois um constrói o outro. No seu texto, Gabriel nos fala da importância da leitura para a formação das pessoas, de como ela influi nas nossas vidas e de como ela pode ser útil na resolução de problemas que, à primeira vista, parecem insolúveis, mas que se tornam fáceis devido ao conhecimento adquirido ao longo de nossas vidas através de livros, de experiência de vida e, até mesmo, através de outros problemas.

Os autores se completam, no sentido de que um mostra o raciocínio do outro de um ponto de vista diferente. Isso dá credibilidade aos dois autores, e nos faz refletir sobre o que realmente é ler. Faça a si próprio a pergunta: "Eu sei ler?". Ler não é aquilo que nos ensinam no pré-alfabetização. Ler é relacionar a idéia ou informação que o texto nos passa com nossas vidas, aplicar esse conhecimento no nosso dia-a-dia, que certamente nos levará a outras dúvidas e, como conseqüência, a mais vontade (e necessidade) de ler. É imprescindível saber ler não apenas livros ou revistas, mas saber ler o que o mundo ao nosso redor nos diz, para que possamos argumentar, refletir e quem sabe, a partir do que o mundo nos diz, tirar as soluções para os problemas da humanidade.

Por Amanda Cristina

No comments: