Sunday, May 14, 2006

A internet como forma de integração social

A internet como forma de expressão para as iranianas



Por Amanda Cristina

Os jornais nos trazem a todo momento notícias lamentáveis sobre a incessante guerra do Irã e infinitas especulações sobre a possível existência de uma arma nuclear no país. Mas, enquanto o mundo volta seus olhos para essas questões, as mulheres, provavelmente as maiores vítimas de um regime ultraconservador, vêm encontrando uma forma de se expressar para o mundo: por meio de blogs.

Segundo o regime iraniano, as mulheres não podem mostrar seu corpo, devendo usar um véu negro encobrindo, no mínimo, a nuca e os cabelos, não podem se divorciar sem justa causa (entenda-se por justa causa marido adúltero), ao contrário dos homens, além de não participarem da vida política do país nem expressarem sua opinião em público. Calcula-se que a taxa de suicídios no Irã seja quatro vezes maior entre as mulheres, certamente por causa das condições em que vivem.

Devido a essa intensa repressão, as mulheres iranianas utilizam a internet para se relacionar com outras pessoas, mostrarem quem são de verdade, suas intimidades, seus anseios, seus medos, suas opiniões sobre o mundo em que vivem. Os blogs viraram febre nao só por parte das iranianas, mas por todas as mulheres que vivem em semelhante situação. O persa já é a terceira língua mais falada no mundo virtual. Essas mulheres, porém, nem na internet tem sua privacidade respeitada. Por isso, escrevem de forma anônima em seus blogs, evitando citar nomes ou situações em que outras pessoas de seu convívio possam se identificar, pois, se forem descobertas, sofreriam um castigo muito cruel.

A internet é, no mais profundo sentido que a expressão possa adquirir, uma forma de integração social. Para essas mulheres, esse veículo é a sua unica janela para o mundo, sua fonte de informações, de estudos, de expressão. É através de seus blogs que elas falam o que jamais sonhariam em falar para o marido ou para a mãe. Para a mulher iraniana, falar sobre si no seu blog é como acordar a sociedade para a realidade em que estão vivendo, é dar um grito de socorro em escala mundial, e se sentir um pouco mais perto de, ao menos, ter sua opinião conhecida, ainda que não reconhecida.

No comments: