Tuesday, May 02, 2006

Mongolia

Chegamos no Brasil!

"E na segunda-feira continua tudo igual, e feriado nacional"
Feriado nacional - Bruno e Marrone

Nao e a frase perfeita para definir esse feriado? E todos os outros que passaram, entre carnaval, semana santa, e todos os outros que estao por vir, alem da semana cultural, copa do mundo, e mais todos os outros dias em que nao havera aula. Pare pra contar a quantidade de dias letivos e os recessos e feriados que estamos tendo so nesse semestre. Enquanto estamos descansando, ha projetos parados na camara, politicos curtindo uma "viagenzinha a negocios" com nosso dinheiro, professores se descabelando para correr com a materia (que o diga a professora Marta, hehe), alunos perdendo o ritmo de estudo, enfim, todos com ressaca de tanta ressaca so nesses primeiros meses do ano. Estamos no Brasil.

Responda rapido: para voce, qual o acontecimento mais importante desse ano? Tenho certeza que pelo menos 70% das pessoas pensaram "Copa do Mundo". Claro que e, ora, o nosso pais e o pais do futebol, HEXAcampeao do mundo, nao e pra qualquer um. Sim, assim como e o pais do futebol, tambem e o pais da segunda maior desigualdade social do planeta, o pais da corrupcao, o pais da pizza, o pais do feriado, o pais do "deixa pra depois". Nao. O acontecimento mais importante do ano para nos brasileiro e, sem duvida alguma a ELEICAO! Na copa do mundo os jogadores vao fazer passes brilhantes, dribles desconcertantes, gols fenomenais. E ganhando ou nao, vao encher a conta bancaria com milhoes e milhoes de euros. E voce? O que vai ganhar com a Copa? Por acaso os jogadores vao repartir esses milhoes com voce? Quem nos dera. Nao ganhamos nada alem de dias sem trabalhar, sem estudar... epa! isso parece ser bom. Nao se deixe enganar. Tudo o que queremos so conseguimos atraves dessas duas coisas.

Se nao concorda tudo bem. Continue gastando seu precioso dinheiro com bandeirinhas do Brasil, confetes, camisetas, votando no Lula, comendo a pizza do plenario e deixe que os jogadores da selecao salvem o Brasil!

Mongolia

Agora, se voce acha que o Brasil e um pais sem solucao, tenho uma sugestao: mude-se para a Mongolia! Acho que ao menos alguns de voces devem ter assistido a reportagem exibida pelo Glogo Reporter ha duas semanas sobre a Mongolia. O programa deu enfoque ao espirito nomade do povo mongol, que vive de acordo com o que a natureza permite, mudando de "casa" a cada 2 ou 3 meses. Na verdade, acampamentos, feito esses que fazemos quando vamos acampar a beira de um rio, mas nesse caso e a moradia definitiva deles. Isso me impressionou bastante: em pleno seculo XXI, onde o mundo capitalista esta em plena guerra em busca de poder, dinheiro e propriedades, ver que ainda existem sociedades em que o que e produzido e compartilhado com todos, nao ha dinheiro nem nada disso que esta no nosso dia-a-dia e que se tornaram coisas tao corriqueiras que nem nos damos conta mais. Queria muito saber porque chamamos uma pessoa meio lerda de mongol. Pra mim eles sao muito espertos! Ok, mas nao foi isso que me chamou a atencao no programa.Na verdade, o que me encantou mesmo foram as paisagens. Ora, por que ir para Paris, Nova York, Londres e nao ir para a Mongolia? Se um dia eu tiver a oportunidade de visitar alguns paises, com certeza a Mongolia estara no meu roteiro de viagem. Com menos de 1 habitante por km², florestas cor de ouro e lagos com a agua mais pura e azul que existe no mundo, e a paisagem perfeita para qualquer passeio. Acho que essa foi uma das melhores reportagens que o Globo Reporter fez nos ultimos tempos. Tambem acho que vale a pena conhecer mais esse pais tao belo e desconhecido.

Observacao final
Nada a ver com isso ai de cima, mas nao posso deixar de comentar. Assistindo o programa da Claudete Troiano (Pra Valer, se nao me engano), vi uma reportagem de dar vontade em qualquer bom goiano de voar no pescoco dos produtores do programa. A serie de reportagens era sobre Goias. Bom. A reportagem era sobre a culinaria goiana. Otimo. Queriam ensinar a fazer frango com pequi. Perfeito ate ai. Apesar de ser preparada por uma goiana, a receita ensinava a fazer o frango e o pequi SEPARADOS! Eu nao sei quanto a voces, mas pra mim isso nao e goiano nem aqui nem na China. Mandei um e-mail pro site do programa fazendo uma pequena observacao. Espero que me respondam. Ou sera que eu e q sou a chata e reclamo por pouco? Pelo menos fui ensinada assim...

Beijos!!!

VISITEM MEU NOVO BLOG!!!

Por Amanda Cristina

No comments: