Sunday, June 04, 2006

VANTAGENS E DESVANTAGENS NO USO DO COMPUTADOR NAS ESCOLAS

VANTAGENS E DESVANTAGENS NO USO DO COMPUTADOR NAS ESCOLAS

Escolhi este assunto por considerar importante sua discussão e os questionamentos sobre o
emprego do computador no ensino, é válido ou não?E também escolhi por causa da minha dificuldade em computação(creio professora Marta que a minha dificuldade e a sua incompreensão em perceber a minha dificuldade em computação foram os motivos que levaram a senhora a não me dar nota no grupo!!!!????).
O computador é um istrumento ''independente''(não foi criado para a educação) de comunicação e a relação de ensino é uma relação de comunicação visando formar e informar por isso a educação adotou o computador buscando melhorar e informatizar o ensino e familiarizar os alunos na ''era da computação''.O computador nas escolas é uma nova forma de transmitir conhecimentos que modifica as relações interiores na educação e influência em inovar e revolucionar o ensino.Mais ao mesmo tempo essa relação é problemática porque os computadores chegam á escola desligados de uma necessidade claramente expressa por ela, e chegam também desligados de uma matéria específica.E são problemáticos, ainda, porque oferecem uma nova forma de comunicar o conhecimento, forma essa que influi diretamente sobre a metodologia do ensino e a modifica.
Verifica-se as VANTAGENS no uso do computador nas escolas ajudando o aluno a tornar-se mais autônomo e predisposto ao trabalho independente; o computador, capaz de fornecer ao professor uma ''arma'' potente para motivar seus alunos, fazê-los participar ativamente do trabalho escolar; o computador não se limita apenas a transmitir informações ao aluno, ele também recebe informações deste e trabalha, então em função desta troca; o computador é capaz de interpretar as necessidades de informação de um aluno e fornecê-la imediatamente; ele é um ajudante da memória humana; responsável pelo alto grau de motivação, por parte dos alunos, em usar o instrumento sempre que possível; é um recurso audiovisual interativo podendo solicitar e responder as intervenções do aluno, evitando que este permaneça passivo; outra vantagem é a prontidão com que o aluno recebe o feedback as suas intervenções; etc..
Por outro lado verifica-se as DESVANTAGENS no uso do computador nas escolas sendo que muitas vezes os donos das escolas vêem-se na obrigação de implantar a computação a qualquer custo para sobreviver á concorrência, e acabam por fazê-lo, as vezes sem clareza de seus objetivos, sem professores capacitados, sem infra estrutura adequada. Aqui estão outras desvantagens do uso do computador nas escolas: Em muitas escolas de primeiro e segundo grau o uso do computador faz com que as outras matérias ficam quase esquecidas; programas só diverdidos; alunos aprendendo só a manipular o computador; o computador como um objeto de enfeite na sala; o marketing do computador faz com que o projeto pedagógico seja esquecido; professores não preparados; nem todas escolas possuem computadores; o computador sem relação com outras atividades da escola; técnicos e profissionais da computação, mas não conhecem a aprendizagem dos alunos; os valores humanos, culturais e sociais dos alunos das escolas infantis sendo colocados em segundo plano por causa da computação; repedição de jogos e movimentos no mause; o professor, ao utilizar o computador em um dado momento do processo ensino aprendizagem, não questiona seus objetivos ou, ainda não examina previamente o corrículo; etc..
Espero com meu ''texto-pesquisa'' ter informado com clareza aos leitores a imporância da discussão sobre o uso do computador na escola e a relação ''professor-aluno-instrumento''.

Por Cásio

MARQUES,C.P.C.et al.Computador e Ensino.Rio de Janeiro:2°ed,atíca,1995.

No comments: