Thursday, June 01, 2006

Recomendações de Leitura

Dicas de leitura
Olá! Nessas duas últimas semanas aproveitei a folga das provas para colocar a leitura em dia. Gosto de ler muito e de tudo. Vou deixar algumas dicas de leitura para vocês:

Princesa - A história real da vida das mulheres árabes por trás de seus negros véus

Tudo a ver com minha postagem sobre a vida das mulheres muçulmanas, pena que não o li antes para enriquecer minha apresentação. Conta a história real de Sultana, uma princesa árabe que mesmo com todos os privilégios que o dinheiro pode oferecer, sofre muito com a cultura do seu país, a "supremacia" do sexo masculino, a indiferença e violência com que são tratadas. Um exemplo das histórias que Sultana conta é quando uma moça se apaixona por um estrangeiro e decide se casar com ele, mas seu pai descobre e a condena a viver o resto de seus dias trancada em um quarto escuro, isolado acusticamente, sem nunca mais na vida ouvir voz humana ou qualquer outro tipo de som, sem ver o mundo, sem conversar. Isso com apenas 22 anos! Imagine quanto ela teve que esperar para acabar com seu sofrimento! Bom, o resto eu não conto senão perde a graça. Recomendo que quem não tenha concordado quando eu disse que elas não são assim por influência ocidental, mas por força da evolução, que leia o livro. Com certeza sua opinião mudará.


Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída...

Creio que muita gente já tenha lido esse livro ou assistido ao filme. Apesar de ser uma história real e alertar pais e flihos para o perigo das drogas, na minha opinião Christiane não contou tudo não. Creio que ela quis se passar por vítima, sei lá! Mas mesmo assim recomendo. Ao menos distrai bastante. Em tempo: os dizeres "Desaconselhável para menores" na capa não têm o menor significado. Os menores de hoje sabem de muito mais coisas... Andei pesquisando sobre o que aconteceu com Christiane depois de relatar sua vida. Ela está viva até hoje (!), incrível para o tanto de heroína que diz ter tomado. Está horrível! Antes de pensar em colocar isso em seu corpo, procure algumas fotos de Christiane F. antes e depois das drogas. Não há melhor método de se manter longe delas!!

O apanhador no campo de centeio

Lá estava euzinha na biblioteca quando, de repente, vi esse livro lá na estante. Era meu sonho lê-lo, visto que por várias semanas ele esteve nos primeiros lugares de venda na Revista Veja. Abri, comecei a ler e... dormi! A história até que é legalzinha, a culpa não é do autor. Mas o tradutor... Cheio de gírias do tempo de mil novecentos e vovó criança, repetidas intermináveis vezes, é perfeito se você quer testar sua persistência. Li até a página 30 e a expressão "no duro" estava presente em todas elas. Fora as outras... Esteja de muito, mas muito mesmo, bom humor se quiser lê-lo. Ou com muita raiva. Do contrário, desista e vá ler a Revista Science.

Amor de perdição

Peguei pro meu irmão fazer um trabalho de escola e, como não estava fazendo nada, resolvi ler. Joguei o livro longe no final do primeiro parágrafo. Perdão, professora, mas como essa pôde ser considerada a obra prima de Camilo Castelo Branco? Nem me atrevo a ler o resto. Nem recomendo.

Todos os livros aqui citados estão disponíveis na BC da UCG
Por Amanda

No comments: