Tuesday, May 30, 2006

Venda de órgãos

Já faz algum tempo que a tecnologia vem avançando a passos gigantescos, só para citar um exemplo há algumas décadas um paciente com problemas renais certamente chegaria ao óbito. Hoje pode-se arrumar um doador e efetuar um transplante.
O problema é que é muito difícil encontrar um doador espontâneo. Com essa situação os pacientes com auto poder aquisitivo em parceria com algumas clínicas inescrupulosas estão comprando órgãos de pessoas necessitadas criando então um novo mercado humano.
O que acontece é que a nova lei permite que qualquer pessoa ainda viva faça doação de qualquer um de seus órgãos pares (rins) ou regenerativos (fígado), enquanto na anterior apenas parentes próximos poderiam efetuar a doação. com a nova situação o espaço mercantil está aberto e o cidadão que já era vulnerável se tornou ainda mais.
Não há dúvidas de que a maioria dos transplantes nada tem haver com bondade, solidariedade ou generosidade,e sim com interesses financeiros.O que é pior é que quase sempre o doador tem uma horrível história de desemprego, dívidas ou coisas desse tipo.
Ao passear pela net, procurando me inteirar sobre o assunto, encontrei vários anúncios de pessoas que ofereciam seus órgãos, eram cerca de 200 e todos pareciam com este: " meu nome é Paulotenho 34 anos, não bebo não fumo, pratico esporte e estou em perfeita condição de saúde. Estou precisando de dinheiro e por isso estou vendendo um de meus rins. O preço é de 35.000 reais, mas posso fazer um desconto se o paagamento for à vista.
Eu acreditava que todos sobessem o valor do seu corpo, acreditava que nem todo dinheiro do mundo pagasse uma parte do meu corpo, acreditava que as pessoas ao ficarem sabendo de acontecimentos como esse se sentissem tomadas por um sentimento de desprezo por tais fatos e quizessem lutar por providências.
Vejo que nada disso acontece, mas mesmo que esse texto não mude nada em suas vidas pelo menos agora já sabem, se estiverem precisando de dinheiro...
Flávio dos Sa

No comments: