Monday, April 24, 2006

Teologia...

Boa noite, pessoas. Como a professora pediu que publicassemos textos de nossa autoria, resolvi postar minha redação para avaliação N1 de Teologia e Ciências da Vida. Ela resume tudo o que entendi sobre as aulas do professor. Minha nota foi 9. Alguém pode me dizer onde está o erro? Creio que foi por causa da falta de organização de idéias. Vocês concordam?

As diferenças como ponto de partida para a organização social

A sociedade se auto-constrói e, ao mesmo tempo, se auto-destrói, a partir de suas necessidades físicas, psíquicas e emocionais.

Uma dessas necessidades diz respeito ao fato da obrigação imposta ao indivíduo de estar incluso na sociedade. Nossa ordem social, o capitalismo, privilegia e enaltece o individualismo. Contraditoriamente, aquela pessoa que vive isolada sofre preconceito e dificuldades em tudo o que se propõe a realizar, pois ela depende de um grupo.

Antigamente, na sociedade feudal, por exemplo, o conjunto era muito valorizado, pois dele advinha o sustento das famílias. Mas o homem tem por natureza a capacidade de modificar a história de acordo com suas necessidades, onde pode criar dogmas e excluir quem não o compreende.

Dogmas. São uma espécie de escudo para a sociedade. O homem precisa de apoio, de alguma crença para agarrar-se, como os dogmas e as religiões, para dar sentido à sua vida. Ele tem medo da própria liberdade e, conseqüentemente, da liberdade do outro. Por isso ele impõe tudo aquilo que acredita que o protege, para proteger o outro e, assim, se auto-proteger.

Não há como fazer com que todos acreditem no mesmo Deus, que sigam as mesmas condutas, que pensem e ajam da mesma maneira. Existem centenas de países, onde há sociedades, criações, religiões, dogmas e pessoas diferentes. É inútil tentar sanar essas diferenças, pois cada um acha que o melhor para si é o melhor para todos. A solução é aceitar, respeitar e conviver com esas diferenças, porque viver em sociedade é uma tarefa difícil, porém vital.

*
*

Gostaram? Deixem suas opiniões, por favor!!

*
*

Outra coisa: hoje na aula aconteceu um fato interessante: uma aluna me cobrou a ajuda que ofereci. Certo, ela tem razão. Mas, como não tenho tanto tempo disponível, resolvi criar um espaço aqui no blog mesmo. Todos os dias postarei aqui a "dica do dia", para quem não tem intimidade com o HTML. Conforme surgirem dúvidas, podem falar que eu tentarei resolver. De verdade!

No comments: