Já faz algum tempo que a tecnologia vem avançando a passos gigantescos, só para citar um exemplo há algumas décadas um paciente com problemas renais certamente chegaria ao óbito. Hoje pode-se arrumar um doador e efetuar um transplante.
O problema é que é muito difícil encontrar um doador espontâneo. Com essa situação os pacientes com auto poder aquisitivo em parceria com algumas clínicas inescrupulosas estão comprando órgãos de pessoas necessitadas criando então um novo mercado humano.
O que acontece é que a nova lei permite que qualquer pessoa ainda viva faça doação de qualquer um de seus órgãos pares (rins) ou regenerativos (fígado), enquanto na anterior apenas parentes próximos poderiam efetuar a doação. com a nova situação o espaço mercantil está aberto e o cidadão que já era vulnerável se tornou ainda mais.
Não há dúvidas de que a maioria dos transplantes nada tem haver com bondade, solidariedade ou generosidade,e sim com interesses financeiros.O que é pior é que quase sempre o doador tem uma horrível história de desemprego, dívidas ou coisas desse tipo.
Ao passear pela net, procurando me inteirar sobre o assunto, encontrei vários anúncios de pessoas que ofereciam seus órgãos, eram cerca de 200 e todos pareciam com este: " meu nome é Paulotenho 34 anos, não bebo não fumo, pratico esporte e estou em perfeita condição de saúde. Estou precisando de dinheiro e por isso estou vendendo um de meus rins. O preço é de 35.000 reais, mas posso fazer um desconto se o paagamento for à vista.
Eu acreditava que todos sobessem o valor do seu corpo, acreditava que nem todo dinheiro do mundo pagasse uma parte do meu corpo, acreditava que as pessoas ao ficarem sabendo de acontecimentos como esse se sentissem tomadas por um sentimento de desprezo por tais fatos e quizessem lutar por providências.
Vejo que nada disso acontece, mas mesmo que esse texto não mude nada em suas vidas pelo menos agora já sabem, se estiverem precisando de dinheiro...
Flávio dos Sa
Os jornais nos trazem a todo momento notícias lamentáveis sobre a incessante guerra do Irã e infinitas especulações sobre a possível existência de uma arma nuclear no país. Mas, enquanto o mundo volta seus olhos para essas questões, as mulheres, provavelmente as maiores vítimas de um regime ultraconservador, vêm encontrando uma forma de se expressar para o mundo: por meio de blogs.
Na aula passada (que aula?) a professora me sugeriu que eu escrevesse sobre as duas Amandas que ela conhece. Hehe... eu so conheco uma. Mas nem sempre tudo o que eu mostro aqui e o que eu mostro no cotidiano. Eu ate poderia escrever aqui. Mas nao sei se conseguiria apresentar meu texto em sala de aula. Talvez muitas meninas iriam pensar: "que menina egocentrica, se acha!". Estou acostumada, muitos acham que eu sou mais quietinha por que sou metida, etc, etc, etc. Ate pessoas da minha familia acham isso. Pois que achem! Eu sei que nao sou, entao, para mim, esta bom. Vou procurar um assunto do interesse de todos para postar aqui. Certamente sera mais interessante do que falar sobre mim, hehehe. Sobre mim, eu falo no meu blog, ok? Ate amanha!
Agora, se voce acha que o Brasil e um pais sem solucao, tenho uma sugestao: mude-se para a Mongolia! Acho que ao menos alguns de voces devem ter assistido a reportagem exibida pelo Glogo Reporter ha duas semanas sobre a Mongolia. O programa deu enfoque ao espirito nomade do povo mongol, que vive de acordo com o que a natureza permite, mudando de "casa" a cada 2 ou 3 meses. Na verdade, acampamentos, feito esses que fazemos quando vamos acampar a beira de um rio, mas nesse caso e a moradia definitiva deles.
Isso me impressionou bastante: em pleno seculo XXI, onde o mundo capitalista esta em plena guerra em busca de poder, dinheiro e propriedades, ver que ainda existem sociedades em que o que e produzido e compartilhado com todos, nao ha dinheiro nem nada disso que esta no nosso dia-a-dia e que se tornaram coisas tao corriqueiras que nem nos damos conta mais. Queria muito saber porque chamamos uma pessoa meio lerda de mongol. Pra mim eles sao muito espertos! Ok, mas nao foi isso que me chamou a atencao no programa.Na verdade, o que me encantou mesmo foram as paisagens. Ora, por que ir para Paris, Nova York, Londres e nao ir para a Mongolia? Se um dia eu tiver a oportunidade de visitar alguns paises, com certeza a Mongolia estara no meu roteiro de viagem. Com menos de 1 habitante por km², florestas cor de ouro e lagos com a agua mais pura e azul que existe no mundo, e a paisagem perfeita para qualquer passeio. Acho que essa foi uma das melhores reportagens que o Globo Reporter fez nos ultimos tempos. Tambem acho que vale a pena conhecer mais esse pais tao belo e desconhecido.